top of page

Me formei e agora?



Se eu falar que sabia exatamente o que fazer o tempo todo eu vou estar mentindo, a verdade é que: É tudo um processo.

Todo recém arquiteto e urbanista passa por aquela fase de “e agora, o que eu faço? ” Comigo não foi diferente e logo várias dúvidas começaram a surgir: “ Devo fazer logo uma pós? Mestrado? Doutorado? Já começo abrindo um escritório ou entrego currículo? E estudar para concurso? Será que vai dar tempo? Abrir um insta profissional ou usar o meu pessoal mesmo? Quanto é que devo cobrar por esse serviço?”. Não foi nada fácil aprender a redigir contrato de prestação de serviço, buscar modelos de orçamento, revisar leis e mais leis, aprender a emitir RRT, pagar a anuidade do conselho... nossa, são tantas responsabilidade não é? E quando chega o primeiro projeto e bate aquele nervoso? Não é fácil, mas é um processo.

É engraçado lembrar que na faculdade não tínhamos medo nenhum de ousar nos projetos e fazer coisas grandiosas e trabalhosas, e agora enfim formados, bate aquela insegurança de fazer qualquer risquinho no CAD porque você sabe que agora sim é pra valer e tem muita coisa em jogo, mas isso também é um processo.

É normal ter MUITAS dúvidas, é normal se sentir inseguro no começo, porque isso nos ajuda a criar um senso de responsabilidade e ter compromisso com o que estivermos projetando. O processo de cada um é diferente, mas passa, o que fica é o que aprendemos com ele.

As minhas dicas são:

1. Não tenha receio de pedir ajuda aos colegas de profissão e outros profissionais mais experientes no assunto, é normal não saber de tudo, a curiosidade é ótima quando nos beneficia.

2. Não tenha pressa durante seu processo e não se cobre muito, cada um tem um tempo diferente de se ajustar, respeite o seu.

3. Procure se divertir, e se bater o desânimo tenta lembrar o porquê você escolheu essa profissão.



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page